segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aqui está o informativo do mês de novembro. Um pouco atrasado, mas sempre muito esperado.

Esperamos que você aprecie o informatico da AIL, Cantos Diversos. O mês de novembro nos trouxe uma reunião alegre em homenagem a cultura  e as artes, muito bem representados  por cinco personalidades que se dedicam abnegadamente ás artes e escolhidos, pela direção da AIL: Cleuza Maria Gonçalves, José Maurício Carneiro da Silva, Omar Fontes Junior, Regina Coeli Rennó e Thânia Mara Machado de Miranda.
Ele está muito bom! Confira a repercursão que nosso informativo anda arrebanhando por esse Brasil à fora. Correspondências chegam de vários lugares e os acadêmicos da AIL procuram fazer intercâmbio com outras academias literárias através de troca de informaçõoes e concursos.






Novembro chegou e já está quase passando...


O tempo corrido nos atropela. Afazeres, mal planejamento, má administração do dia e das horas acabaram comendo quase todo o meu mês de novembro. Não adianta dizer, que nem vi o tempo passar... Ele passa mesmo... mesmo que  a gente corra atrás. É assim, infelizmente!...
Mas, vou me redimir e passar algumas notícias à vocês, que estão esperando novidades.
Em Novembro, o décimo primeiro mês do  ano 
comemoramos diversas datas.
Aí estão elas e cabe a você, caro amigo, lembrar de outras datas importantes, que dizem respeito ao seu calendário particular, como os aniversários de amigos e outras comemorações. As datas são muito importantes, para que transmitamos aos amigos o nosso bem querer e a dimensão, que tais pessoas ocupam na nossa vida.
É muito gratificante!
Lembremo-nos de festas cívicas, de pessoas que fazem ou fizeram parte de nossas vidas. E, no fim do mês façamos os nossos agradecimentos no Dia Mundial de Ação de Graças, quando as pessoas conscientizadas, do mundo todo,  se propõem ao AGRADECIMENTO e ao AMOR.
Palavras mágicas, de suma importância, para que a vida se torne válida.  
Agradecer amigos, agradecer família, agradecer a vida. 

01 • Dia de Todos os Santos

02 • Dia de Finados - Feriado - Religioso - Católico

05 • Dia da Ciência e Cultura

05 • Dia do Cinema Brasileiro

14 • Dia Nacional da Alfabetização


15 • Proclamação da República - Feriado - Cívico

16 • Semana da Música

17 . Dia da Criatividade

19 •
Dia da Bandeira                                             

20 • Dia Nacional da Consciência Negra

21 • Dia das Saudações
                                       
22 • Dia do Músico                                                               




22 • Dia Internacional do Livro


28 • Dia Mundial de Ação de Graças


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aqui mais algumas fotos da reunião do mês de outubro onde foram homenageados alguns professores pelos seu dia.

   O professor da UNIFEI - Dr. Ricardo Medina Bascur, no momento em que recebia das mãos da acadêmica Ernestina Remusat Rennó, o seu diploma.

 A professora de Educação Infantil - Rede Municipal, Karlla Renata Rodrigues, recebe o seu diploma pelas mãos do acadêmico Benedito Paes.
O professor Dr. Américo Luiz de Oliveira Rezende, da FMIt, recebe o seu diploma entregue pelo acadêmico Fredmark Gonçalves Leão.
 A professora Ana Paula dos Santos Vieira, de Rede Particular de Ensino - Curso G9 - Educação Infantil, recebe o seu diploma entregue pela acadêmica Sônia Maria de Faria.
A professora Eliane do Carmo Mello, diretora da Escola Pingo de Gente,  recebe seu Diploma de Mérito das mãos po acadêmico Tarcísio Paes.
O professor de Ensino Fundamental e Médio - Rede Particular e Pública - José Maria de Oliveira Neto, recebe seu Diploma de Mérito entregue pela acadêmica Ana Amélia Machado Nascimento.
A professora e coordenadora do Curso de Letras da FEPI, Patrícia de Lucas Caldeira Rocha, recebe Diploma de Mérito do acadêmico e também professor Wilson Ribeiro de Sá.

 Á todos áqueles que lutam incessantemente em prol

da Educação e Cultura, o nosso grande abraço e

 votos de muita garra, coragem e determinação para

 o bom desempenho de sua vocação.


PARABENS PROFESSOR!

 PELO SEU DIA E POR TODOS

 OS DIAS DE SUA LUTA, NO EXERCÍCIO DE SEU

 TRABALHO! 











E, o informativo chega cheio de notícias, textos, poemas, sonetos e muito encantamento.Confiram!




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Algumas fotos da Reunião da AIL do mês de outubro de 2012


A magia tomou conta do ambiente com a apresentação da Trupe Sapucaiaço - grupo formado por educadores e músicos " contadores de histórias".
 
Inicio da reunião da AIL no mês de outubro. Compõem a mesa de trabalhos a Presidente da AIL, Maria de Lourdes Maia Gonçalves e a Secretária Yvelise Queiróz e Crepaldi.
  
 
Apresentação da Trupe Sapucaiaço.

 A presidente da AIL, Maria de Lourdes Maia Gonçalves, saúda os professores homenageados.



A prof. Eliane do Carmo Mello, diretora da Escola Pingo de Gente agradece a homenagem em nome dos professores.

- O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência de Thiago Alexandrino, encanta a todos com suas canções.

Rodrigo Abans, aluno do Instituto Mantiqueira de Arte - IMMA, interpreta Minueto 36 de Johann Sebastian Bach.

A garotinha Vitória Del Ducca declama poesia de autoria de Cecília Meireles, "Leilão de Jardim",








NOTICIAS DA REUNIÃO DO MÊS DE OUTUBRO

Palavras da Presidente da AIL
Maria de Lourdes Maia Gonçalves
Presidente da academia Itajubense de Letras


A reunião de outubro da Academia Itajubense de Letras teve um significado muito especial. Homenagear professores e crianças é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, momento em que todos, como se entrassem na máquina do tempo, voltassem a ser alunos e crianças, sem medo de ser felizes. Reunidos, louvaram a arte de ensinar e aprender, de representar, cantar, deixaram-se levar nos embalos da poesia e da música.

O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência do maestro Thiago Alexandrino, cantou o Hino Nacional Brasileiro, “abrindo as portas” desta tarde encantada. A secretária Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi leu correspondência, entre elas, a do Jornalista e membro correspondente (com muito orgulho nosso), Jorge Fregadolli, de Maringá – a cidade de tantas flores quanto canções cantadas por seu povo hospitaleiro e bom. A Trupe Sapucaiaço – grupo formado por educadores e músicos comprometidos em ensinar e aprender o Brasil apresentou, em sua brincadeira dançante, uma proposta de Educação Ambiental e valorização da cultura por meio das rodas, cantorias e histórias. Todos, crianças grandes e pequenas, se extasiaram ante à performance dos jovens atores, exímios representantes da expressão lúdica. A educação prepara o ser humano para a vida, para a paz, para a realização material e espiritual. Daí, a importância do Professor. Celebrar as maravilhas que eles realizam no cotidiano de suas atividades, é uma honra e uma alegria para todos – membros efetivos, membros correspondentes, convidados, amigos, enfim, todos que valorizam missão de tamanha responsabilidade e importância. Acadêmicos/professores passaram às mãos de professores que poderão tornar-se acadêmicos, seus Diplomas de Mérito. A presidente os saudou, a educadora Eliane do Carmo Mello, agradeceu a homenagem em nome dos professores.

A magia do encontro continuou com a poesia “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, declamada pela garotinha Vitória Del Ducca. O acadêmico Natanael Gonçalves leu seu soneto “Coisas de Criança”. Rodrigo Abans, aluno do Instituto Mantiqueira de Música e Arte – IMMA, interpretou ao piano, o Minueto nº 36 de Johann Sebastian Bach. Sônia Maria de Faria fez belíssima explanação a respeito da Academia de Letras de Maringá e de seus 15 anos, comemorados no último 21 de setembro – Dia da Árvore. Porquanto, seguirá a ALM, os mesmos caminhos da raiz aos frutos; da sombra acolhedora à semente que germina, ano após ano, novos valores que se perpetuarão como as árvores e a poesia. Entidades irmãs: ALM e AIL.Outros acadêmicos participaram com seus textos literários: Tarcísio Paes, Benedito Paes, Terezinha Ofélia Nascimento Rennó, Ana Cley Marques Pizarro e Ana Amélia Machado Nascimento. E os amigos-poetas Vinícius Silva e José Antônio Braga Barros. Todos sabem o valor do canto e da poesia. Todos sabem que a educação passa por esses caminhos. E que a Educação para as artes deveria fazer parte do dia a dia de toda escola, visto que a música, a literatura, as artes em geral, completam, de maneira extremamente satisfatória, a educação integral a que toda criança tem direito. Investir na educação é, sem dúvida, a melhor das aplicações que uma nação pode fazer.