E, junho amanheceu com um friozinho gostoso convidando para um caldo, uma pipoca e um filmezinho, encapotado de cobertor.
Apesar de ser o sexto mês do ano e ter 30 dias, ele chegou apressado.
Já estamos no meio do ano. Nem bem embalamos e guardamos os enfeites do Natal, chegamos alegres e descansados das férias de verão, passamos voando pelo carnaval, comemoramos o dia da mulher, o feriado de Tiradentes; nos envolvemos nas cerimônias da Semana Santa, com dia das mães, as coroações de maio e caímos de paraquedas em junho. Ufa!... Como dar conta de tanta correria. O tempo não espera pelo “devagar”. Quem quiser e puder que o acompanhe. Foi-se o comboio da “Maria Fumaça”, atualmente ele usa o supersônico. Tempo, moderníssimo esse! E lá vamos nós!
Junho foi nomeado assim,no calendário gregoriano, em homenagem a deusa Juno, da mitologia romana.
Na época em que estes deuses eram cultuados, na antiguidade, os povos não se preocupavam com o meio ambiente. Não havia necessidade. Havia profusão de florestas, águas e terras. Hoje, a profusão é de poluição, descaso do homem, florestas devastadas, rios mal cheirosos e outros tantos malefícios que nosso planeta vem sofrendo. Assim, foi preciso um alerta aos povos.
“ Se não cuidar, vai faltar...”
E, foi criado o dia mundial do meio ambiente, em 05 de junho, para que os povos reflitam e tomem posições e decisões em prol de um melhor modo de vida para a humanidade. O dia da Ecologia, em 5 de junho também. O calendário das datas comemorativas segue abaixo para você conferir, não sem antes pontuar aqui os santos do mês, tradição trazida pelos imigrantes portugueses, aliás o dia do imigrante faz sua presença no dia 21.
Santo Antonio comemorado como o dia dos namorados, nos dias 12 e 13. Festança e muita reza. Superstições e promessas. Não é para menos: é o Santo casamenteiro!...
“Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa,
é de manjericão”...
“Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar...”
Logo em seguida vem o dia São João e mais um pouco adiante, quase no fim do mês vem o dia de São Pedro e São Paulo.
“Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio”...
Datas carregadas de folclore e tradição com suas quermesses, procissões de padroeiros, estandartes coloridos, fogueiras e as comidas típicas da ocasião.
“Quem é que dispensa nesta ocasião um bom caldinho de feijão, uma canjica, pipoca ou um copinho de quentão.
" Cai cai balão
Cai cai, balão.
Aqui na minha mão"...
O tempo vai passar rapidinho, e se você não aproveitar para curtir um pastel de milho e uma canjicada pode ser que não dê tempo e quando acordar o mês de julho chegou.