TODO FIM DE ANO PARTICIPAMOS DE INÚMERAS FESTAS E ENCONTROS PARA NOS CONFRATERNIZAR. POR VENTURA, SABEMOS O AUTÊNTICO SIGNIFICADO DA PALAVRA CONFRATERNIZAÇÃO ?
VIVENCIAMOS DE FATO ESTES MOMENTOS DE SOLIDARIEDADE E PRINCIPALMENTE DE PERDÃO E REFLEXÃO OU SÓ NOS ENVOLVEMOS COM O SOCIAL SEM DEIXAR QUE O CORAÇÃO FALE E BRINDE TAMBÉM?
LEIAM O TEXTO ABAIXO E CONFIRAM, E DÊ SUA OPINIÃO SEMPRE BEM ACOLHIDA POR TODOS NÓS.
Confraternização
Participação Especial – Poema
Lina Maria Lisboa da Silva
Confraternização – A Festa da Fraternidade
Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi
Cadeira 35 – Patrono – Paulino Augusto dos Santos
Paulo Roberto Tavares Pereira
Cadeira 21 – Patrono – Cel. Joaquim Francisco Pereira Júnior
Confraternização A Festa da Fraternidade.
Confraternização é um momento único em que entramos em um clima de fraternidade cheio de significados no mundo em que vivemos do mundo que nos é possível entender e usufruir, do mundo das nossas determinações. É um momento de reflexão, repensar valores e até mesmo ponderar sobre a vida. Tempo de reacender esperanças,tempo de valorizar acertos, tempo de refletir sobre nossas falhas, erros ou injustiças,tempo de aceitar os defeitos e erros daqueles que nos cercam, tempo de reconsiderar equívocos, tempo de renovação. Tempo de reformular os sonhos, tempo de pensar no comportamento que gera diversos confrontos de personalidade, para o que temos que prestar muita atenção. Ao sermos receptivos à confraternização com certeza geraremos situações ímpares em nossas vidas, como entender o próximo como um ser completo de predicados e defeitos. Buscar num simples sorriso o abraço sincero que preenche a carência da alma e alivia o insistente vazio interior que nos rodeia, nessa busca frenética pela felicidade.
Quando estamos receptivos à confraternização surgem momentos pararepensarmos nossos valores e significados.
Momento de convívio em harmonia e paz quando então conseguiremos garimpar as boas graças em termos amigos, encontrar a simpatia. Momento para reconciliar. Quando refletimos sobre a confraternização, buscando o entendimento cristão, conseguimos enxergar e clarear a escura fé que muitas vezes nos cercam e que não conseguimos senti-la se apoderando de todo o nosso ser, misturando-se entre as pessoas quando buscamos e desejamos encontrar a confiança, o sonho, a esperança, tudo dentro do Deus que habita em nós. A confraternização deve ser uma constante em nossas vidas e não somente nos finais de ano. Nesse período, as pessoas estão imbuídas nas compras de presentes camuflando assim a confraternização que se deve buscar durante todo o ano para que no período do Natal e Ano Novo possamos comemorar a sua realização em nossas vidas.
E a poetisa e confreira Lina Maria Lisbôa da Silva não pensa diferente quando nos diz em seu belo poema Natal – Ano Novo – Confraternização, é tempo de pausa e reflexão porque o mundo clama inconformado pela igualdade, justiça para que o Homem possa viver humanizado, surgindo a confraternização interligada,indistintamente, em todas as nações, raças, porque todos buscam novas alternativas de paz.
Natal – Ano Novo – Confraternização
Lina Maria Lisbôa da Silva
Quando o fim do ano se aproxima,
os encontros tornam-se frequentes.
As confraternizações mostram estima,
com a dispensável troca de presentes,
Pessoas mostram seu enternecer.
Encontram-se em todos os lugares.
Seja no trabalho ou no lazer,
nas igrejas, nas casas e nos bares.
É o momento do espírito do Natal
que nos remota a magia da infância.
Luzes, enfeites e a espera sempre igual,
do Papai Noel da fantasia de criança.
Só que as pessoas sempre esquecem
da união no sentido verdadeiro,
dos diálogos e do amor que aquecem,
e da energia do abraço companheiro.
É tempo de pausa e reflexão.
O mundo todo clama inconformado.
Quer igualdade, justiça ou alguma solução
para que o homem viva humanizado.
Assim, todas as nações e raças
buscam novas alternativas de paz.
Que não seja apenas utopia de massas,
mas a procura de um equilíbrio eficaz.
O homem e o planeta pedem vigilância,
no cuidado, amor e preservação
E que cada um tenha consciência
e viva uma verdadeira fraternização.
Confraternizar é conviver, valorizar o dom de estar vivo e a graça de ter pessoas ao nosso lado. É demonstrar sentimentos, formular sinceros votos
positivos aos que nos cercam. É realmente, comemorar a vida. É uma pausa necessária para uma retomada de rota no nosso caminhar neste mundo. É dividir experiências, ideias e sorrisos. É estar com o coração puro. Somente estando com o espírito desarmado de rancores e ressentimentos se
pode verdadeiramente confraternizar. Para isso, não é necessário data específica, mas, já que se estabeleceu a época do final de ano para esse momento, vamos aproveitá-la, tanto para o nosso contato com o outro como também para um encontro conosco mesmo. A confraternização nos proporciona um ânimo novo, nos torna mais confiantes e felizes. E é nesse espírito de confraternização que desejamos a
todos Boas Festas e um Ano Novo repleto de saúde, paz, alegria confraternização e que seja grande como a imensidão do Universo e intensa como a profundidade dos oceanos.
Muito obrigado.
Muito obrigado.
E aí está o belo texto. Eu não tinha razão? Não valeu a pena parar um pouco e refletir? Pois então!....
Yvelise de Queiroz Araújo e Crepaldi
Paulo Roberto Tavares Pereira
Acadêmicos da AIL.
Dezembro/2011
Academia Itajubense de Letras