Acadêmica Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi - AIL
SONHAR SEMPRE
Os sonhos são o combustível da nossa vida. O que seria de nós sem eles... São os sonhos que nos impulsionam pela vida afora, nos incentivam a estar sempre buscando coisas novas. Afinal, sonhamos desde o dia em que nascemos. Quando crianças, sonhamos com aquele brinquedo que nos fascina, com o passeio que faremos no final de semana com os amiguinhos. Crescemos e nossos sonhos também crescem na mesma proporção. Tornam-se sonhos mais complexos, sendo que, muitas vezes dependemos de outras pessoas para poder realizá-los. Sonhamos com o primeiro beijo, com o primeiro namorado, em sermos independentes da vigilância de nossos pais, com a entrada na faculdade, com um bom emprego. Sonhamos em encontrar o grande amor da nossa vida. Sonhamos em nos casar com esta pessoa especial, constituir uma família, ser feliz, de preferência, para sempre, como nos contos de fada. Aliás, os contos de fada constituem o maior incentivo ao hábito de sonhar, pois neles todos os sonhos se realizam.
Na vida, nem sempre é assim. Muitos dos sonhos que acalentamos no nosso íntimo não se concretizam, ou, quando isto acontece, não é exatamente como havíamos idealizado. Da mesma forma, muitas vezes quando tornamos realidade aquele sonho tão ardentemente desejado, sentimos uma ponta de decepção, como se a concretização daquele ideal parecesse mais fácil do que imaginávamos. Realizar um sonho é de certa forma matá-lo. É necessário, então, começar a sonhar de novo para não nos sentirmos vazios, órfãos de nossos ideais.
Platão dizia que a verdadeira vida é a que existe em nossa imaginação, no mundo da idéias, estas mais concretas do que a própria realidade, pois são eternas e imutáveis. Adotando-se esta filosofia, poderíamos dizer que sonhar é viver intensamente a nossa vida espiritual, a única verdadeira. Precisamos sonhar sempre, ainda que muitas vezes não venhamos a tornar nossos sonhos realidade. Só pelo fato de existirem, já viveremos cheios de esperança. Os nossos dias transcorrerão embalados pela expectativa de concretizar o nosso desejo e, assim, nos sentiremos felizes.
Admiro pessoas que são capazes de levar a cabo os seus sonhos, custe o que custar. Pessoas que conseguem se abstrair deste mundo cotidiano para vivenciar aquilo que realmente desejam e acreditam ser o caminho da felicidade, enfrentando também todas as conseqüências de suas atitudes. Muitos sonhos podem se transformam em uma realidade dolorosa. Mas aqueles que tiveram a coragem de assumir os dois lados dessa moeda, são aqueles que realmente conheceram a vida em sua plenitude!
17/04/2010
[Autora: Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi - AIL]
****************************************