quinta-feira, 1 de março de 2012

OS PRONUNCIAMENTOS DA POSSE

O Pronunciamento da entrega de cargo da Presidente da AIL,
Terezinha Ofélia Nascimento Rennó em Fevereiro de 2012.

Digníssima Presidente Maria de Lourdes Maia Gonçalves
Ilustres confrades, amigos, familiares, autoridades.

Há uma poesia do poeta Affonso Romano de Sant´Anna intitulada Palavras que me induziu a selecionar também, a mais bela palavra da língua portuguesa.
Preferências à parte, para mim, no momento em que emposso a nova diretoria desta casa, após dois mandatos – repito: para mim a palavra mais bela da nossa língua é a Gratidão!
Tomei-a por parâmetro, já que é chegado o momento de demonstrar-lhes, caros confrades, que minha felicidade nasceu da confiança outorgada por vocês, para o êxito do exercício de presidente de nossa amada Academia; e, com gratidão construí minhas palavras - um rosário de agradecimentos:

- Ao Senhor nosso Deus por todas as graças recebidas durante minha gestão - primada pela união fraterna dos acadêmicos;
-ao meu saudoso pai B. Nascimento, um dos fundadores da A.I. L, pelos conselhos sábios e, à minha mãe Ofélia, mestra das primeiras letras;
-aos meus familiares, por entenderem minhas ausências - quando no cumprimento dos trabalhos da Academia;
-aos queridos e inesquecíveis professores, em especial àquele que chamara-me - Aluna-amiga – o Professor Francisco Júlio dos Santos;
-aos acadêmicos que me receberam calorosamente, nos idos de 1989, quando pela primeira vez transpus os umbrais deste Auditório, trazida pelas mãos de Maria Lyra Pereira (de saudosa memória) e de Ambrosina Freitas Paiva

Caros acadêmicos, voltarei a sentar-me junto de vocês nas próximas reuniões. Somos uma família comprometida e desejosa de pleno sucesso para a Presidente Maria de Lourdes Maia Gonçalves e para a diretoria que ora empossamos. Da mesma forma, saibam da gratidão que me vai na alma. O apoio fraternal que recebi de todos vocês deu-me alento e coragem necessárias para concluir o longo caminho que ousei trilhar. Tenho-os na conta de verdadeiros defensores da causa que abraçamos. Conseguimos realizar os sonhos acalentados nos corações e nas mentes de nossos antecessores.

Digníssima Presidente Maria de Lourdes Maia Gonçalves.

Sua primeira conquista começou pela unanimidade de sua eleição.
A Entidade que herdamos e que estoicamente mantemos viva, dá-lhe a esperança de chegar ao Jubileu de Ouro - efeméride que desponta no horizonte azul da majestosa Amantykir.
Auguro-lhes sucesso absoluto.
Disso tenho certeza pela mostra que temos desde sua posse acadêmica, como brilhante cronista, poetisa premiada no Brasil e na Itália.

Parabéns, Senhora Presidente!

Terezinha Ofélia Nascimento Rennó
12 de fevereiro de 2012


O Discurso de Posse da Presidente Eleita da AIL, em Fevereiro de 2012. 


Digníssima Presidente da Academia Itajubense de Letras, poetisa Terezinha Ofélia Nascimento Rennó, ilustres acadêmicos, meus familiares (em especial minha irmã Zuila e minha prima Maria Alice, que vieram de Fortaleza nos prestigiar); queridos amigos:

Primeiramente, rendo graças a Deus por estar aqui entre vocês neste momento solene de congraçamento.
Vim da terra que repousa sobre os rasos mananciais do Vale do Jaguaribe, pontilhada de cataventos que bombeiam as águas da vida. Como sabem, vim de muito longe e há quase quatro décadas. Aqui cheguei encantada pela beleza geográfica e pelo clima ameno e propício das terras altas de Minas Gerais. E mais ainda, pelo sentimento mineiro que acolhe e sorri; abraça e cativa; divide e torna fraterno. A distância percorrida fora diretamente proporcional às expectativas que trazia comigo, próprias de todo jovem que deixa seu torrão natal: a mente a transbordar seus ideais, o coração pleno de sonhos em busca de realizações. Esperança por todos os lados!...
Ceará e Minas Gerais passaram a ser para mim um só lugar, o cenário onde as emoções se misturam. As velhas e as novas, onde, em minhas quimeras, uni as planícies do Vale à Mantiqueira, temperei o calor de lá com o frio daqui e encontrei o clima que procurava. E dentro desse mundo senti-me feliz, preparei-me para viver a experiência de adaptar esses dois mundos em um só, próximo e distante ao mesmo tempo, mas por minha livre e espontânea vontade, tornou-se espaço de convivência unânime. Fato é que vivo em harmonia com as duas realidades: a saudade dos meus que lá estão e a alegria de conviver com parte da família que aqui está e, com vocês, amigos mineiros. E posso afirmar que longe ou perto, minha família esteve sempre junto a mim e sempre estará. E aqui peço permissão para reverenciar a memória de dois dos melhores educadores de minha vida: meus queridos e inesquecíveis pais, Paulino e Apolônia.
E o melhor foi o que fiz. Aqui, dei continuidade à estruturação de meu futuro, realizei-me pessoal e profissionalmente. Ganhei muitos amigos que hoje são imprescindíveis em minha vida. Um dia, duas dessas amigas, Margarida Haddad e Mariângela Farah convidaram-me a participar do Clube do Livro. Lá, conheci D. Glorinha Rezende e, em sua companhia, vim conhecer a Academia Itajubense de Letras. Cheguei cautelosa, como havia de ser. Emocionei-me com o abraço e o sorriso de boas-vindas de Terezinha Ofélia, que me apresentou aos acadêmicos. Senti-me em casa, como previ. Gostei e fiquei. As reuniões do terceiro domingo passaram a ser prioridade para mim e meu marido, hoje, acadêmico. Ganhei mais amigos e aqui estou, neste momento de grande alegria, sem, contudo, perder de vista as responsabilidades que nos esperam nesta entidade de que tanto me orgulho e respeito.
Caríssimos confrades, aceitem o meu carinho, o meu fraterno abraço e o meu agradecimento. Confiança é meio caminho andado. E essa prerrogativa vocês me deram: dirigir esta equipe que hoje toma posse e continuar os trabalhos das direções que nos antecederam e que exerceram suas atividades com a lisura esperada e com experiência e dinamismo. Muito obrigada Wilson Ribeiro de Sá, Ambrosina Freitas Paiva e Terezinha Ofélia Nascimento Rennó. É com admiração e muito respeito que recebemos de suas mãos, Terezinha Ofélia, a tarefa de exercer o nosso ofício, amparados nas normas que regem a instituição. Não nos afastaremos dos objetivos e da missão que norteiam os destinos desta academia, que só tem crescido e se firmado ao longo de seus quarenta e sete anos, levando a criação literária e o amor à Língua Pátria às diversas regiões brasileiras e além de nossas fronteiras, como Itália e Portugal; a estabelecer correspondência com Academias de Letras e outras entidades, revistas, jornais, emissoras de rádio, prova inconteste de que a literatura abraça os convívios gerados à luz da criatividade e do afeto, com a sensibilidade dos que veem nas artes a mais bela forma de expressar os sentimentos e de compartilhar o conhecimento, preservar e difundir a história da humanidade para que a arte seja coroada com os louros da imortalidade.
Pois bem, senhoras e senhores: Aqui está a nova equipe, preparada para assumir as funções. São pessoas com ideias inovadoras e coerentes; uma equipe coesa e cônscia de suas obrigações. E espera contar com o apoio e a colaboração dos acadêmicos e de toda a comunidade itajubense em suas propostas e realizações. Que a presença carinhosa de todos vocês seja recompensada por uma administração que enriqueça cada vez mais esta casa e leve cada vez mais o nome de Itajubá aos lugares aonde a arte possa chegar. Que vocês representem, junto conosco, o empenho e o entusiasmo por nossa Academia de Letras além dos limites de nossa cidade. Saibam todos que será uma honra e uma alegria suas presenças e seus incentivos. E se desejarem fazer parte desta família acadêmica, comecem a frequentar as reuniões. Se gostarem, ficarão e certamente se tornarão parte dela, como um dia, aconteceu comigo. Afirmo-lhes que o convívio é agradável e proveitoso, motivado por sentimentos que se manifestam na capacidade criadora do artista.
Como devemos começar dando o exemplo, torno público o primeiro ato da nova presidência: A nomeação de uma comissão formada pelos acadêmicos Paulo Roberto Tavares Pereira, Antônio Marcos Olivas, Wilson Ribeiro de Sá, Yvelise Araújo Queirós e Crepaldi e Antônio Trotta, para a elaboração de um novo estatuto e regimento interno da Academia Itajubense de Letras, com objetivo de adequá-los às normas legais vigentes. Muito obrigada!

Maria de Lourdes Maia Gonçalves

Itajubá, 12 de fevereiro de 2012










Nenhum comentário:

Postar um comentário