terça-feira, 13 de março de 2012

14 de Março - DIA NACIONAL DA POESIA

Você já fez sua poesia hoje? HOJE É DIA NACIONAL DA POESIA !
Poesia é a arte de escrever em versos. Significa "criação" e é de origem grega.

Na Grécia antiga os poemas eram cantados e quase sempre acompanhados por um instrumento musical, muito usado na época - a lira, de onde se originou a palavra “ lírico” que veio a denominar um gênero de poesia.

No Brasil, os primeiros poemas datam a época do descobrimento, quando os jesuítas aqui chegando, se comunicavam com os índios usando versos.

Assim, a poesia é uma obra literária, que usa de palavras ritmadas, musicadas, harmoniosas para exprimir emoções, sentimentos e impressões, através de versos.

Por que hoje, 14 de Março é comemorado o DIA DA POESIA?

O Dia Nacional da Poesia foi instituído no dia 14 de março, em homenagem ao nascimento de Antonio Frederico CASTRO ALVES, poeta maior e dos mais brilhantes do romantismo brasileiro. Destacou-se pela sua luta como defensor da República e da Abolição da Escravatura, da Independência da Bahia, da Insurreição dos negros de Palmares, do papel da imprensa. Tudo isto movido pelo seu entusiasmo pelas causas da liberdade e justiça.


Foto de Castro Alves
Antônio Frederico de CASTRO ALVES era baiano. Estudou Direito participando ativamente da vida estudantil e literária como poeta e orador.

Dentre suas obras estão: Os escravos, onde está o famoso poema “ Navio Negreiro” e “ Vozes d’Africa” e Espumas Flutuantes.

CASTRO ALVES é o patrono da cadeira n° 07 da Academia Brasileira de Letras.

O poeta  faleceu em 1871, aos 24 anos, vitimado pela tuberculose.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário