segunda-feira, 11 de abril de 2011

DIA 18 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.

SE VOCÊ TEM NETOS, SOBRINHOS, ALUNOS OU CRIANÇAS A SUA VOLTA RELEIA COM ELES UM LIVRO INFANTIL.
                                                                                  
Que tal relembrarmos Monteiro Lobato ?

O Dia do Livro Infantil  é comemorado neste dia, 18 de abril, porque Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril. Você sabia?

José Bento Monteiro Lobato  nasceu em 1882 na cidade de Taubaté no estado de São Paulo. Ainda criança como gostava muito de escrever e desenhar começou a participar do jornal da escola que frequentava. Formou-se em Direito, apesar de ter pensado em cursar a Escola de Belas Artes, mas foi desencorajado pela família. Continuou a colaborar com as publicações estudantis.
Juntamente com alguns colegas fundou “O Cenáculo”, um jornal de Pindamonhangaba, onde publicava seus artigos.Formado em Direito trabalhou como promotor.Nessa mesma época, Monteiro Lobato trabalhou para o Jornal “O Estado de São Paulo” e para “A Tribuna”, de Santos e fazia caricaturas para a “Revista Fon-Fon” do Rio de Janeiro, aliando assim a sua tendência para as artes e literatura.
Mais tarde escreveu vários artigos criticos sobre o campo, principalmente, falando das queimadas, o que lhe proporcionou uma série de outros artigos na mesma linha tornando-se um crítico respeitado.
Neste período surgiu seu personagem Jeca Tatu.
Inovou o mercado de livros sendo um dos primeiros editores a colorir capas de livros e ilustrá-los, com a intenção de torná-los mais atraentes. Sua editora foi a maior do Brasil, porém não conseguiu ir adiante e entrou em crise por problemas socio-econômicos.
Em 1920, aos 38 anos publicou “ A menina do Narizinho Arrebitado”, se embrenhanso pela literatura infantil brasileira. Mais tarde vieram as fábulas. Lobato contribuiu para o desenvolvimento do Brasil empenhando-se a favor dos recursos naturais e fundou o Sindicato do Ferro e a Cia. de Petróleo Nacional. Como homem de visão queria ajudar na solução dos problemas brasileiros mas nem sempre foi compreendido. Vítima de um derrame cerebral morreu no dia 4 de julho de 1948, sendo sepultado em São Paulo.
 Quem não conviveu com seus personagens? Quantos de nós passaram a infância ao lado de Narizinho, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e a adoravel sapeca Emília e muitos outros.
Seus personagens parecem viver o nosso dia a dia,simples e fantásticos.
Vamos reler alguns de seus livros para contarmos aos sobrinhos e aos netos? Tem para escolher e para reler... Não esqueça a criança que está escondida a sete chaves, bem no fundo da alma e faça um agrado a ela. Vai valer a pena!....

- Reinações de Narizinho                                                    
- Viagem ao Céu
- Saci Emília no País da Gramática
- Aritmética da Emília
-Geografia de Dona Benta
- Dom Quixote das Crianças
-Poço do Visconde
- Histórias de Tia Nastácia
- Pica-pau Amarelo
- Reforma da Natureza
- Memórias da Emília
- Minotauro
- Caçadas de Pedrinho
- Aventuras de Hans Staden
- História do Mundo para Crianças
- Memórias da Emília
- Histórias das Invenções
- Fábulas
- Peter Pan
- Serões de Dona Benta
- Os Doze trabalhos de Hércules.
-A Chave do Tamanho
- Histórias Diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário