sexta-feira, 4 de março de 2011

MARÇO - TUDO ROSA EM SUA HOMENAGEM - MULHER.



Para você, mulher! Parabens!
 Março amanheceu numa terça feira. A impressão é de que o mês, já começou no meio da semana. Para variar o tempo passando rápido, muito rápido como um corisco cortando o céu na noite.Vamos tentar segurá-lo um pouquinho para podermos comemorar as datas importantes que vem por aí.
O Dia Internacional da Mulher. Se pensarmos um pouco e voltarmos no tempo, mas bem devagar, desta vez vamos deixar o corisco de lado e pensarmos no cavalo e na Maria Fumaça, assim a gente caminha mais lentamente.
E quanta coisa mudou para a mulher. Tanta batalha! Tanta vitória! Tanto progresso! Quanto valor encontrado!
De simples dona do lar, sem direito a voto e sem voz ativa passou a ser empresária, com dupla jornada, pois ainda é a dona do lar, e ganhou espaço em todos os setores da sociedade tão machista. Foi necessário muita luta! As precursoras sofreram e não se intimidaram. E elas foram caminhando e abrindo frestas. Mudaram o vestiário adequando-os às suas novas necessidades. Queimaram soutiens em protesto, saíram às ruas de terço nas mãos, promoveram comícios, fizeram panelaços e pesquisem vocês para saberem mais um pouco o que nossas ancestrais fizeram para mudar o mundo. E não é preciso ir muito longe. Garanto que muitos de nós, tivemos uma avó ou uma tia,ou mesmo uma mãe, que não gostava muito dos padrões impostos às mulheres de ontem e se rebelaram de alguma maneira.
Aos poucos, essas heroínas, se desprenderam da submissão, que a sociedade patriarcal lhes impunha e foram tomando consciência do que eram capazes e partiram atuando na cultura, educação, política e em vários setores da sociedade.
 Mostraram que muitas mulheres não são um zero à esquerda, como tantos acreditavam. Mostraram, que estas senhoras eram muito mais capazes do que, simplesmente, tomarem conta só dos afazeres domésticos. A imprensa feminina abriu questionamentos e tomada de posições, e o surgimento de vários movimentos, como a luta pelos direitos das mulheres ampliou a atuação da cidadania feminina.
Parabens, meninas! A luta não para por aqui! Ainda tem chão pela frente...
E, acreditem,que apesar de tão evoluidas e lutadoras, ainda haverá espaços para a cor rosa, as flores, o perfume, a delicadesa, a poesia e a eterna feminilidade...
Grande abraço!
                                                                   Lina Lisbôa


Nenhum comentário:

Postar um comentário