domingo, 7 de novembro de 2010

É novembro!

Novembro chegou para prenunciar o fim do ano. Dá para assustar com a velocidade da passagem do tempo. Já estamos praticamente no Natal. As lojas tem suas vitrinas enfeitadas com produtos natalinos. Muita cor e luz. Anjos em profusão.Guirlandas e bolas. E uma infinidade de enfeites. Os produtos importados atraem os consumidores e parece que foi outro dia mesmo, que guardamos a caixa com o presépio e embalamos os enfeites da árvore de natal.
Mas, ainda temos novembro inteiro e dezembro também quase inteiro, para planejarmos o fim do ano, terminar o que nos propusemos a fazer este ano ainda.
Aquela visita que ficou em débito, o telefonema de aniversário, que não foi feito, experimentar aquela receita para não errar no almoço de confraternização, a carta que ficou esquecida de responder. Ainda tem tempo. Vamos nos dedicar ao compromisso de amizade e amor. Sempre é tempo para o Amor.
Já que o nosso amigo anda voando, vamos nos atentar ao essencial e ele nos trará resultados mais animadores. Precisamos de fôlego. Então devagar e sempre!
Novembro é mês de advento. Preparemo-nos então para as manifestações de carinho, de solidariedade, companheirismo, amor e que o espírito de cidadania preencha as nossas vidas. Se quisermos mudar alguma coisa, lutar por melhores situações, sonhar com perspectivas melhores, é necessário abrir nossos corações e mentes e através de nossas produções literárias, levantemos a bandeira do bem amar, do bem querer e do bem sonhar. Levemos alegria às pessoas. Já é quase Natal!
                                                                                                      Lina M. L. da Silva. AIL

“Parabéns aos aniversariantes do mês de novembro.
Muita alegria e paz”.
Dentre as datas comemorativas de Novembro destacamos –

01 • Dia de Todos os Santos


02 • Dia de Finados


04 • Dia do Inventor


05 • Dia da Ciência e Cultura


14 • Dia Nacional da Alfabetização


15 • Proclamação da República


17 . Dia da Criatividade


19 • Dia da Bandeira


20 • Dia Nacional da Consciência Negra


21 • Dia das Saudações


22 • Dia do Músico


28 • Dia Mundial de Ação de Graças
Notícias da AIL-
* O professor Oscar Noronha, fundador e acadêmico da AIL, marcou, profundamente, a sua passagem pela imprensa itajubense, onde suas crônicas foram lidas e apreciadas pelos leitores do jornal “ O Sul de Minas” durante mais de três décadas. Foi também membro fundador da então Associação Comercial de Itajubá. Pela sua contribuição valiosa às letras e história de Itajubá, foi merecedor de uma homenagem em livro, organizado pelos Academicos Carlos Alberto da Silva e Marcos Antônio de Olivas.
“ Oscar Noronha, um artesão das palavras”, que em breve, propiciará ao leitor um maior conhecimento da sua obra.



* A Presidente da AIL, Terezinha O. Nascimento Rennó continua brilhando nos concursos literários e servindo de exemplo para todos os membros da AIL e afins da literatura. Recebeu Menção Honrosa pelo soneto "Descuido" no Concurso do Centro de Escritores Laurecianos -Lourenço do Sul – RS, cujo soneto aparece na página 44. em primorosa edição.

A presidente da AIL, Terezinha O. Nascimento Rennó em reunião da AIL secretariada pelo acadêmico Paulo Nogueira.
                 DESCUIDO
                              Terezinha O. Nascimento Rennó
A quantos versos me fiz desatento
e os perdi na fúria juvenil!...
Ai, quem me dera tê-los – cem por cento –
nessa idade em que me fiz senil?!...


Agora, é tarde!... Embota-me o intento!...
Inexorável, o tempo, sempre hostil,
Apaga na memória o bom momento,
e a luz se vai... Já não me é servil...

E o verso quente é brasa esmaecida.
E o vigor da rima - ora esquecida -
Ave ferida voa e não tem vez...

A fúria juvenil passou também.
Busco sedenta os versos que não vêm...
...ora, em mim, tudo é sombra e... talvez...

* A acadêmica da AIL Sônia Maria de Faria mereceu destaque na Revista Tradição, de Maringá,PR, que apresentou no último número, vários poemas seus. O editor da Revista, Sr. Jorge Fregadolli, muito tem prestigiado a AIL e sempre tem uma palavra de incentivo, admiração e apoio aos membros da AIL. A AIL e seus membros só tem a agradecer tanta consideração e carinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário