sábado, 21 de abril de 2012

21 de Abril - DIA DE TIRADENTES

Hoje comemora-se o dia de Tiradentes. Todo mundo conhece a História do Brasil e a História de Minas. Aprendemos desde pequenos, na escola, sobre Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e todos os outros inconfidentes. Seus poemas, suas reuniões abolicionistas, seus amores e ideais cantados em prosa e em versos.
Mas, a lembrança destes relevantes fatos, não poderia ter sido melhor retratada do que por Cecília Meirelles, no seu Romanceiro da Inconfidência.

Mas, vamos por etapas !...
Você sabe o que é um Romanceiro?

Romanceiro é uma expressão poética do passado ibérico. Uma técnica para dar força ao episódio histórico e maior autenticidade. Ele é formado por um conjunto de romances, isto é: poemas curtos de narrativos ou lírico, transmitidos por trovadores e que fazem parte da cultura e da memória popular. Seus autores geralmente eram anônimos e cantavam as novas da ocasião, tanto religiosas, políticas, como informações diversas.
Pois, a nossa poetisa Cecília Meirelles escreveu Romanceiro da Inconfidência em 1940, quando era jornalista e foi a Ouro Preto, a trabalho.
Lá , envolvida pela história , começou a escrever, de forma poética, os episódios marcantes da Inconfidência Mineira. Sua obra foi publicada em 1953.

Quem nunca o leu, aqui está lançado um desafio.

É verdadeiramente “divino”, intrigante e envolvente.
Uma obra modernista, lírica e intimista, que sempre será estudada e criticada por especialistas em letras e literatura, como para estudantes que nem sempre conseguem ir além do estudo direcionado para os vestibulares

"...Liberdade, essa palavraque o sonho humano alimentaque não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..." (Romanceiro da Inconfidência )Cecilia Meirelles é ímpar no seu linguajar, na rima e no ritmo de seus versos. A autora usa  a forma poética reconstruindo a história da Inconfidência Mineira, a fim de valorizar episódios significativos para a formação da consciência de um povo, deixando gravado o que ela mesmo nos diz "uma história feita de coisas eternas e irredutíveis: de ouro, amor, liberdade, traições...".

                                 
No Romanceiro da Inconfidência, a história é forte e a autora focaliza o envolvimento psicológico dos personagens encabeçados pela situação histórica, pela revolta, pelo medo e incertezas.
Para isto, usou e abusou de símbolos, como a desenfreada busca do ouro, que nos leva a ganância; a revolta como um desejo de melhora de vida e o medo do fracasso, assim como as prisões dos inconfidentes e as punições, com enorme carga de saudades e de desamparo na derrota.
Uma temática difícil, para os que não possuem sensibilidade poética.
Uma amostra da beleza do Romanceiro da Inconfidência para aguçar a vontade de reler, esta obra tão significativa na nossa literatura.
(...)
Atrás de portas fechadas,
à luz de velas acesas,
uns sugerem, uns recusam,
uns ouvem, uns aconselham.
Se a derrama for lançada,
há levante, com certeza.
Corre-se por essas ruas?
Corta-se alguma cabeça?
Do cimo de alguma escada,
profere-se alguma arenga?
Que bandeira se desdobra?
Com que figura ou legenda?
Coisas da Maçonaria,
do Paganismo ou da Igreja?
A Santíssima Trindade?
Um gênio a quebrar algemas?

"Atrás de portas fechadas,
à luz de velas acesas,
entre sigilo e espionagem,
acontece a Inconfidência."

"(...)Ó meio-dia confuso
ó vinte-e-um de abril sinistro,
que intrigas de ouro e de sonho
houve em tua formação?
Quem condena, julga e pune?
Quem é culpado e inocente?"


"(...)
Ai, terras negras d´África,
portos de desespero...
- quem parte, já vai cativo;
- quem chega, vem por desterro. (Romance LXVII)"

Viram só? Vamos reler?
 Depois você me conta se não valeu a pena...

Lina Lisbôa - AIL

Pesquisa nos sites:
www.passeiweb.com/na_ponta.../r/romanceiro_da_inconfidencia Créditos: Prof. Jorge Alberto, Colégio Procampus

Escola 24 horas

Rede MMM > Educativo M M M > (Texto) Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles





Nenhum comentário:

Postar um comentário