terça-feira, 6 de novembro de 2012

NOTICIAS DA REUNIÃO DO MÊS DE OUTUBRO

Palavras da Presidente da AIL
Maria de Lourdes Maia Gonçalves
Presidente da academia Itajubense de Letras


A reunião de outubro da Academia Itajubense de Letras teve um significado muito especial. Homenagear professores e crianças é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, momento em que todos, como se entrassem na máquina do tempo, voltassem a ser alunos e crianças, sem medo de ser felizes. Reunidos, louvaram a arte de ensinar e aprender, de representar, cantar, deixaram-se levar nos embalos da poesia e da música.

O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência do maestro Thiago Alexandrino, cantou o Hino Nacional Brasileiro, “abrindo as portas” desta tarde encantada. A secretária Yvelise de Araújo Queiroz e Crepaldi leu correspondência, entre elas, a do Jornalista e membro correspondente (com muito orgulho nosso), Jorge Fregadolli, de Maringá – a cidade de tantas flores quanto canções cantadas por seu povo hospitaleiro e bom. A Trupe Sapucaiaço – grupo formado por educadores e músicos comprometidos em ensinar e aprender o Brasil apresentou, em sua brincadeira dançante, uma proposta de Educação Ambiental e valorização da cultura por meio das rodas, cantorias e histórias. Todos, crianças grandes e pequenas, se extasiaram ante à performance dos jovens atores, exímios representantes da expressão lúdica. A educação prepara o ser humano para a vida, para a paz, para a realização material e espiritual. Daí, a importância do Professor. Celebrar as maravilhas que eles realizam no cotidiano de suas atividades, é uma honra e uma alegria para todos – membros efetivos, membros correspondentes, convidados, amigos, enfim, todos que valorizam missão de tamanha responsabilidade e importância. Acadêmicos/professores passaram às mãos de professores que poderão tornar-se acadêmicos, seus Diplomas de Mérito. A presidente os saudou, a educadora Eliane do Carmo Mello, agradeceu a homenagem em nome dos professores.

A magia do encontro continuou com a poesia “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, declamada pela garotinha Vitória Del Ducca. O acadêmico Natanael Gonçalves leu seu soneto “Coisas de Criança”. Rodrigo Abans, aluno do Instituto Mantiqueira de Música e Arte – IMMA, interpretou ao piano, o Minueto nº 36 de Johann Sebastian Bach. Sônia Maria de Faria fez belíssima explanação a respeito da Academia de Letras de Maringá e de seus 15 anos, comemorados no último 21 de setembro – Dia da Árvore. Porquanto, seguirá a ALM, os mesmos caminhos da raiz aos frutos; da sombra acolhedora à semente que germina, ano após ano, novos valores que se perpetuarão como as árvores e a poesia. Entidades irmãs: ALM e AIL.Outros acadêmicos participaram com seus textos literários: Tarcísio Paes, Benedito Paes, Terezinha Ofélia Nascimento Rennó, Ana Cley Marques Pizarro e Ana Amélia Machado Nascimento. E os amigos-poetas Vinícius Silva e José Antônio Braga Barros. Todos sabem o valor do canto e da poesia. Todos sabem que a educação passa por esses caminhos. E que a Educação para as artes deveria fazer parte do dia a dia de toda escola, visto que a música, a literatura, as artes em geral, completam, de maneira extremamente satisfatória, a educação integral a que toda criança tem direito. Investir na educação é, sem dúvida, a melhor das aplicações que uma nação pode fazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário