quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tarsila do Amaral.

Comemora-se o aniversário da pintora brasileira Tarsila do Amaral.

Nascida na cidade de Capivari, no interior do estado de São Paulo, em 1° de setembro de 1876, Tarsila destacou-se no desenho e pintura sendo citada como um marco no movimento modernista brasileiro ao lado de Anita Malfatti.
Foi criada na fazenda com preceptores estrangeiros devido à alta condição financeira de seus ancestrais. Seguiu mais tarde para a Europa, onde estudou pintura em Paris.
Tarsila aderiu ao modernismo somente em 1922, de regresso ao Brasil, quando com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e Mario de Andrade que passaram a se freqüentarem formaram o famoso Grupo dos Cinco da Arte Moderna Brasileira.
Em 1929, no mês de julho, Tarsila expõe suas telas pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro.
Legou inúmeros trabalhos nas suas diversas fases, sendo o Abaporu, uma de suas obras mais conhecidas datado de 1928.
Faleceu em São Paulo a 17 de janeiro de 1973, devido a uma depressão que a acometeu depois da perda de sua única filha, gerada no seu primeiro casamento.
Tarsila do Amaral, por sua grande representação na cultura nacional ainda é muito lembrada e homenageada no âmbito das artes em geral ( teatro, televisão, cinema) e nas pinacotecas, exposições, bienais e sem esquecer a área educacional e histórica.
Vale à pena conhecer um pouco mais de Tarsila e outros expoentes das artes que tanto contribuíram para nossa cultura.
Há um site oficial de Tarsila do Amaral. Aqui o endereço eletrônico:
                    www.tarsiladoamaral.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário