quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dois grandes escritores nascidos em Janeiro.

Rubem Braga é de 12 de janeiro de 1913. Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo.
Iniciou-se no jornalismo profissional com 15 anos de idade. Foi jornalista, poeta, escritor modernista.
Com Fernando Sabino e Otto Lara Resende, Rubem Braga fundou, em 1968, a editora Sabiá, responsável pelo lançamento no Brasil de escritores como Gabriel Garcia Márquez, Pablo Neruda e Jorge Luis Borges.

Para o crítico Afrânio Coutinho, a marca registrada dos textos de Rubem Braga é a "crônica poética, na qual alia um estilo próprio a um intenso lirismo, provocado pelos acontecimentos cotidianos, pelas paisagens, pelos estados de alma, pelas pessoas, pela natureza."
Rubem Braga é  considerado por muitos, como  o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis.

Aqui, para lembrar e dar vontade de ler,alguns títulos do nosso jornalista:
São suas crônicas;- O Conde e o Passarinho, 1936; Um Pé de Milho, 1948;-50 Crônicas Escolhidas, 1951; Três Primitivos, 1954; A Borboleta Amarela, 1955; Ai de ti, Copacabana, 1960; Recado de Primavera; Um Cartão de Paris ;Pequena Antologia do Braga e muito mais.

Charles Perrault, nasceu em Paris a 12 de janeiro de 1628.
Escritor e poeta do seculo século XVII que introduziu um novo genero literário,o conto de fadas que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil.
Suas histórias mais conhecidas são O Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida), O Gato de Botas, Cinderella, Barba Azul e O Pequeno Polegar, livros traduzidos e editados até hoje e que fazem parte do imaginário infantil, através dos livros, das ilustrações, do teatro e das diversas formas de adaptações literárias para as crianças.

Um comentário:

  1. Muito interessante. Sempre trabalhei com meus alunos as crônicas de Rubem Braga e dramatizamos os Clássicos infantis de Perrault. Nas respectivas datas farei menção aos Escritores Aniversariantes.
    Gil Bertho Lopes - Professor, Ator e Dramaturgo. Betim MG

    ResponderExcluir