quinta-feira, 24 de maio de 2012

A palavra da Presidente da Academia Itajubense de Letras.

Academia Itajubense de Letras
                                       Fundada em 15 de agosto de 1964

A Academia Itajubense de Letras realiza reuniões mensais no terceiro domingo do mês. Em maio a entidade prestou homenagem às mães, em tarde festiva. Foram agraciadas com diplomas em reconhecimento à nobre missão de criar e educar, as mulheres-mães: Maria da Paixão Alves, Anenisa Carneiro da Silva, Gizelda Raymunda da Silva Oliveira, Ana Mary Caruzo Trotta, Ambrosina Freitas Paiva, Eunice de Jesus Del Ducca, Nair Cunha e Silva, Olira Maria de Faria, Maria José Silva e Alzira Campos Félix (que não pôde comparecer).
A presidente da AIL, Sra. Maria de Lourdes Maia Gonçalves, destacou que o mês de maio é propício para o crescimento em todas as dimensões. Na fé à Virgem Santíssima, que guia os nossos passos e as nossas ações e nos abençoa com os privilégios da sabedoria e da paz. No amor às mães – as deusas de maio – que em todos os dias e anos de suas vidas doam-se incondicionalmente e sem pedir nada em troca, simplesmente porque amar é o seu fanal. No incentivo à leitura e à escrita, no zelo à palavra e à ação, na sensibilidade à interpretação e expressão da poesia, na atenção que devemos dar ao brilho das estrelas que iluminam o caminho de todos os seres.
O encontro dos acadêmicos e convidados constituiu-se em momento de intensa alegria e congraçamento. Poesia e música regadas com as lágrimas da felicidade que fizeram chorar de emoção. Da sensibilidade que aflorou destemida e livre. Da espontaneidade que cativa e encanta. Da convivência pacífica com a condição humana de não ser perfeito. De encontrar harmonia e equilíbrio nessa imperfeição inerente aos seres humanos. E mais que tudo, do reconhecimento que brota daqueles que são beneficiados e protegidos com este amor imensurável e bendito: os filhos que somos.

                                                   Maria de Lourdes Maia Gonçalves
                                                              Presidente

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. clevane pessoa25 de maio de 2012 15:36
    Boa tarde.Cheguei aqui pelo Google.Há tempos,em em Boa Esperança-MG-quando ambas fomos receber premiação da ADL e eu proferi palestra sobre Drummond,a presidente então, Terezinha Rennó, convidou-me para memebro correspondente da AIL, o que aceitei de imediato.Não pude voltar à cidade de Itajubá,onde estudei, para a posse-mas faço parte de outras , na condição de correspondente, qual a ALTO, de Teófilo Otoni - e tudo chegou-me pelo Correio.
    Quero saber como devo proceder, se haverá sessão aí para tal ou se posso ser empossada à distância.Moro em Belo Horizonte, fui colega de Ana Cley e Lina no Colegio Sagrado Coração de Jesus-até 1964.
    Ocupo a cadeira 05, Cecília Meireles, da AFEMIL aqui em Bh e a 11, Laís Corrêa de Araújo, na ALB/Mariana.
    Meu e-mail:
    clevaneplopes@yahoo.com.br
    Abraço cordial:
    Clevane Pessoa de Araújo Lopes

    ResponderExcluir