sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quem quer dançar quadrilha?!...

                                                                                                                                     Lina Lisbôa- AIL-



O mês de Junho chegou sem muito alarde e nem os fogos de artifício das festas juninas foram ouvidos e vistos com clamor. O frio sim. Chegou sem pedir licença, nem mesmo esperando o dia marcado no calendário para a entrada do inverno.
As estações estão mesmo aloucadas. Não sei se a terra anda girando mais depressa no seu eixo, ou se o descaso com a natureza anda provocando essas mudanças climáticas.
Enfim, é mais um mês que vivemos e na "folhinha" vamos marcando os dias passados e as estações.
Comprei canjica! Ai... que vontade de apreciar as iguarias e doces das festas juninas, das quermesses e leilões, tão apreciados na nossa infância e juventude e tão escassos para os jovens dos tempos atuais.
Neste frio, nada melhor que um caldo quente, um chocolate, um chá. Revigora e dá ânimo para os outros afazeres e nos solta um pouco do aprisionamento que o frio nos causa. Será que é por tanta roupa sobreposta?
Mas, é linda a moda! Cachecóis, xales, gorros coloridos e variados nas lãs cheias de novidades.
Mulheres elegantes em botas e casacos pesados.
E à noite um cobertor nos pés e um filme adocicado para dormir melhor, sem esquecer o leite quente com gemada. Paraíso! E tem gente que reclama do frio!...
E além da canjica, que saudades de comer pinhão.... Depois não reclamem dos quilinhos a mais. Não faz mal! Mas vale um gôsto, mas depois não esqueça o exercício, que é bom e faz bem.
E esquenta também.


As festas estão aí: Santo Antonio, São João, São Pedro.
É hora de levantar os mastros, fazer novena, rezar o terço, para depois das rezas, comer pastel de milho, pipoca e cocada.
Mas, pensando bem, e quadrilha que não danço mais há muitos anos...
Será que este ano ainda poderei assistir a uma apresentação de quadrilha, mesmo que eu não dance?!...
Quanta coisa boa! Não dá para reclamar do frio. Você não acha!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário