sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os acadêmicos da AIL escrevem sobre o Natal

        O Carneirinho do presépio de Jesus Menino

                                          Maria de Lourdes Maia Gonçalves-AIL
O carneirinho estava ali, bem próximo à manjedoura, quando Jesus nasceu. Minutos antes, atônito e embevecido, viu a claridade da Estrela de Belém tomar conta da gruta e imaginou que algum fato importante iria acontecer naquela noite. Por isso – e atendendo aos instintos de um predestinado – não saiu pela campina junto aos outros carneirinhos, preferiu ficar e ser testemunha ocular daquele evento universal que estava para acontecer.
O brilho do astro, a presença de pastores, os Reis Magos... Pensava o carneirinho – haveria mesmo de ser uma noite diferente de todas as outras e, o mundo, nunca mais seria o mesmo. Ele estava ali, pequenino, com seu doce e manso olhar, pronto para participar daquela Noite Santa. Sequer sentiu-se ameaçado quando animais bem maiores do que ele se posicionaram em volta de José e Maria – juntamente com o anjo de asas cintilantes que acabara de chegar – tampouco desprotegido, sem a mãe ali por perto.
Ouve-se do alto a canção – seriam os pássaros? Logo percebeu que era outro canto, talvez dos amigos do “menino de asas” postado em frente à manjedoura. Será que alguém poderia lhe explicar, com detalhes, o que iria ocorrer ali? Maria pede ao anjo que informe e tranquilize o carneirinho. O seu amiguinho já ia nascer. – O amiguinho seria outro anjo? A fantasia tomou conta daquele carneirinho que veio ao mundo com a missão de ser amigo de uma criança santa.
Agora, era a flauta do querubim que anunciava a chegada de Jesus com bela canção natalina. A luz expandiu-se na noite, a música celestial tornou-se contagiante. Tudo se manifestava em favor daquela Noite Gloriosa. O carneirinho olhou para o céu, olhou para a terra e, viu, em todo o seu esplendor, o Santo Menino envolvido em manto, a sorrir para ele – o seu primeiro amigo de infância!...
Há quem diga que o carneirinho acompanhou o Menino Jesus por todos os lugares e por muitos anos. E que não havia um só lugar naquelas paragens orientais que não tivesse sido percorrido por Jesus, seu amigo carneirinho e outros amigos – de todas as espécies.
A mensagem que fica da história do nascimento de Jesus, é de que veio ao mundo para ensinar o homem a cultivar o amor a si próprio, ao semelhante e a todos os seres, traduzido pelos bons sentimentos – a referência da paz! Porquanto, o amor é luz que guia os passos dos seres. Se assim não acontece, demos-nos as mãos, graças a Deus pela vida e caminhemos juntos, como fazia Jesus com o carneirinho e seus amigos


                               Et incarnatus est
                                                                       Natanael Gonçalves - AIL
Belas colinas adornando os arredores de Nazareth,
Com casas brancas, nas encostas dependuradas.
Seus belos campos de lindas flores enfeitadas,
Ali nasceu Virgem Maria, filha predileta de Jahvé.

Donzela pura, imaculada, foi apresentada a José,
Homem simples, humilde carpinteiro, mãos calejadas.
Ao ser tocado pelo anjo, aceitou sua missão sagrada;
Preparou-se para a paternidade com amor e fé.

A escolhida, pelo divino mensageiro visitada,
Extasiada pela revelação, emocionada assim falou:
“Eis aqui a serva do Senhor,” sinto-me honrada,

Como mãe do Unigênito, serei a morada.
“E o verbo divino de fez carne” e entre nós habitou.
Assim foi que o mistério da concepção se consumou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário