quarta-feira, 26 de maio de 2010

Poesias: Ipê, Paraty e Eta Nega Fulô!

Ana Cley Marques Pizarro - AIL
IPÊ

É mês de agosto

mês das queimadas
de nuvens lentas enfumaçadas,
de massa cinzenta
onde a fuligem
voa sem fim.

É nesta paisagem,
que o belo amarelo,
quebrando o elo
a gente vê.
Toda beleza
da realeza
no seu esplendor:
“a flor do Ipê!”

[Autora: Ana Cley Marques Pizarro - AIL]



PARATY

São para ti os meus versos

consagrando-te estrela,
ao berço da tradição
me recordo ao revê-la.

Nas pedras de tuas ruas,
trilha de meus ancestrais,
onde pisando teu chão,
chegaram nas Minas Gerais.

Teu porte de Matriarca
em todo o teu esplendor,
onde garbosa ostentas
o teu Forte Defensor.

Tua bela arquitetura,
lembrança colonial
mostras singela e pura,
“Monumento Nacional”!

És parte de minha história.
muito orgulho para mim!
Por isso, nos versos trago,
meu abraço “Para ty”.

[Autora: Ana Cley Marques Pizarro - AIL]





ETA NEGA FULÔ!

Sinhô clica computadores.
Eis que aparece na tela
uma loira, das mais belas,
última capa da PlayBoy.

Ei-la toda despida
Insinuante, atrevida.

Mas não é como a Nega Fulô
que o sinhô cobiçou.

Aquela Nega Fulô,
foi mesmo uma tentação.
Ajudou a formar
um povo, uma nação!

Foi no pé daquele tronco
onde a lágrima que enfeitiça
fez nascer raça mestiça.

Seu choro ainda ecoa
marcando no samba o compasso,
e no verde do gramado
a vibração do golaço!

Eta Nega Fulô!
[Autora: Ana Cley Marques Pizarro - AIL]

Nenhum comentário:

Postar um comentário